Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

 o novo idh ( índice de desenvolvimento humano ) destaca que o maior Idh registrado foi de 0.993 da noruega . um belo pais localizado no norte europeu que faz fronteira com a Rússia , Suécia e Finlândia , seu    alto idh devesse a baixa quantidade de homicídeos e a boa qualidade de vida .

mas o país de pior idh é a república do congo , um país localizado no centro da africa que tem baixo idh devido devido a falta de dinheiro publico ( dinheiro federal ) e a grande quantidade de doenças tropicais .

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

climas quentes da terra

desértico = um clima típico de desertos como o atcama e o saara , a temperatura varia entre 40 a 56 graus de dia e 1 a 6 graus negativos a noite, a vegetação é insuficiente(não há o suficiente) , pois , ele é composto apenas por grandes '' montanhas '' de areia e alguns oasis .
semi-árido= um clima típico de áreas semi-secas encontradas em lugares como o nordeste brasileiro , o leste americano , o centro da ásia etc... , a temperatura varia de 32 a 49 graus de dia e 25 a 10 graus de noite , a vegetação é composta pela caatinga , uma vegetação desenvolvida para suportar as condições quase extremas desse clima .

sexta-feira, 29 de julho de 2011

sondas espaciais

A distância viajada pelos seres humanos so foi a daqui até a lua.
Mas sondas espaciais sem tripulação já passearam por quase todo o sistema solar. As primeiras foram lançadas ao espaço no fim da década de 1950, quando a querra fria entre os estados unidos e a união soviética estava no auge. exploraram a superficie de marte, fizeram mapas de vênus, tiraram fotos detalhadas de quase todos os planetas e muitas de suas luas, orbitaram saturno e até mesmo saiaram do sistema solar. há mais sondas espaciais do que podemos listar, mas olhem tres exemplos 1 esputinique: promeiro satelite artificial do mundo
2pioner: devia chegar alua , mas falhou
3venera primeiro voo interplanetario

sábado, 2 de julho de 2011

condições da superfície da terra

- atmosfera = é composta por 78% de nitrogênio; 21% de oxigênio e 1% de outros gases como o vapor  d`agua , dioxido de carbono etc...
- natureza da superfície = varia de montanhas altas e rochosas até vales ; geralmente cobertos por água .
- temperatura média da superfície = 22c, temperatura registrada em diversos locais do planeta .
-temperatura mais baixa da superfície = 89c negativos , temperatura registrada na antártida
-temperatura mais alta da superfície = 58c , temperatura registrada no sul da líbia no deserto do saara.
-clima ou condições meteorológicas = varia devido ao movimento da atmosfera e seu vapor d´agua distribuído pelas nuvens e caindo na forma de chuva . geralmente o clima se torna mais frio do equador ( trópicos ) até os polos .
- estações = estações definidas dada a considerável inclinação do eixo , fazendo invernos gelados e verões quentes .

Terra o campomagnetico

O vento solar evapora do sol em todas as direções, e alcança a velocidade de ate 400km por segundo, e vem principalmente da coroa solar.O vento solar consiste de partículas carregadas, principal mente de prótons e elétrons com alguns íons mais pesados. onde o vento solar interage com o campos magneticos, causando as auroras, denominadas cortinas por alguns povos do extremo norte,
as chamadas luzes do norte são denominadas aorora boreal, e as luzes do sul são chamadas de aorora austral

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A terra sem a lua

Bom sem a lua a terra seria muito diferente , formas de vidas complexas não poderião existir e se existissem seriam muito diferentes das atuais. A terra giraria mais rápido, seu eixo seria instável pois a lua além de diminuir a velocidade da terra ele estabiliza o eixo e assim mantendo o planeta estável permitindo que vidas mais complexas existam.